Fundamentos

São Paulo

São Paulo

Autor: N. T. Wright | Edição: D. Quixote | Páginas: 480

A vida de São Paulo permanece como uma coluna da tradição e do património espiritual da Igreja. As suas cartas, escritas a comunidades de crentes de todas as formações e grupos sociais, permanecem de leitura ao mesmo tempo difícil e fecunda. É por isso uma riqueza imensa receber agora, em português, uma nova biografia sobre o Apóstolo, escrita por um dos seus estudiosos atuais mais credenciado.

Bispo anglicano e natural do Reino Unido, N. T. Wright busca, nesta obra, o rosto mais fiel possível de Paulo de Tarso, um judeu apaixonado pela tradição do seu Povo e pela história de Aliança testemunhada nas suas Escrituras. Wright insiste em apresentar o percurso de Paulo no âmbito da sua herança espiritual e social: recusa, por isso, falar de uma “conversão” de Paulo no sentido de uma mudança de grupo ou de confissão religiosa. O encontro de Damasco permaneceu sempre, nos escritos de Paulo, como um culminar de todas as promessas e de todas as esperanças de Israel.

Cruzando os dados históricos possíveis narrados nas cartas paulinas e no livro dos Atos dos Apóstolos, Wright insere a escrita de Paulo nos acontecimentos da sua vida, nas difíceis viagens pelo Mediterrâneo oriental, nas passagens pela prisão e nos encontros com os membros do seu povo e com aqueles que aderem à boa-notícia do Messias. Assim, a leitura das epístolas paulinas recebe um novo vigor e beleza, à medida que o leitor de hoje se encontrar com esta figura ímpar que, no encontro diário e constante com as Escrituras, reconheceu, no profeta de Nazaré, o início de um tempo novo e pleno, a Nova Criação a emergir na história humana, na morte e ressurreição de cada crente.

Deixe uma resposta

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed