Fundamentos

Tempo Pascal

6a00d8341c6bd853ef014e88052b87970d

No sepulcro, as mulheres fogem, com medo; os homens, esses, nem ao sepulcro foram. Que significará este estranho silêncio a concluir o Evangelho de Marcos?

O anúncio é feito por um Jovem, vestido de Branco e sentado à Direita: é um anúncio divino. “Ressuscitou, não está aqui.” O lugar onde o haviam posto está vazio: é uma Ausência.

Habitualmente, a nossa reacção será a da repetição, repetimos estas palavras, este anúncio, dizemo-lo, nas igrejas, nas ruas, nas escolas, nas catequeses. Mas, para Marcos, a reacção será a do silêncio, do medo, do tremor, da estupefacção, de fuga. Serão estas as reacções provocadas quando este Anúncio encontra o seu verdadeiro impacto? Não serão estas as nossas verdadeiras reacções diante das realidades fundamentais?

Haverá que voltar à Galileia para, de novo, perguntar: “o que significa isto?” (Mc 1,27) ? De acordo com os exegetas, Mc 16,9-20 é um epílogo, canónico: o Evangelho não poderia terminar com “Por puro medo, nada disseram a ninguém”. De novo, a pergunta: o que significará isto?

Para todos os leitores e amigos da Fundamentos, os desejos de um bom Tempo Pascal.

(imagem: Van Gogh)

Deixe um comentário

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed