Fundamentos

Grupos de Jesus

1002_0_20150429150854_img_bGrupos de Jesus

José António Pagola

Paulus | 2015 | 359 páginas

A Paulus editora apresenta ao público português um conjunto de obras de José António Pagola, que ficou conhecido entre nós pelo seu livro “Jesus. Uma aproximação histórica” (Coimbra 2008). O autor prosseguiu a sua importante reflexão sobre a Pessoa de Jesus e, nesse sentido, propõe agora uma dinâmica pastoral com o nome de “Grupos de Jesus” que procuram seguir o apelo evangelizador lançado por Papa Francisco na encíclica “Alegria do Evangelho”.

“Queremos fazer juntos uma caminhada para conhecer melhor Jesus e enraizar a nossa vida com mais verdade na sua pessoa, na sua mensagem e no seu projecto de fazer um mundo mais humano. Estes grupos nascem da convicção de que Jesus responde também hoje às perguntas, aos problemas e às necessidades mais profundas das pessoas”.

A obra constitui um guião fundamental, com 40 esquemas de encontros que seguem a meditação sobre a vida de Jesus, segundo o testemunho dos Evangelhos. Cada esquema de encontro possui uma breve explicação, perguntas de reflexão e poemas para a oração.

As reflexões terminam com o convite a aprofundar os temas através de referências bibliográficas de outras obras do autor, podendo como tal provocar um circuito fechado; no entanto, os textos aqui apresentados são uma proposta significativa de encontro com os Evangelhos, numa proposta acessível a todos, e na qual os leigos têm a iniciativa na comunhão em Igreja.

Trata-se de uma proposta que convida a ultrapassar um catolicismo meramente social, através do aprofundamento pessoal e comunitário da fé em Jesus; neste sentido, ainda que não conduzindo à formação de um grupo segundo o movimento proposto por José A. Pagola, esta obra constitui uma boa sugestão de leitura pessoal e um excelente subsídio pastoral para a actividade de um grupo de cristãos ou para um processo comunitário de catequese de adultos, de que tanta necessidade têm as paróquias portuguesas.

Artigo publicado na edição de Julho do Mensageiro de Santo António

 

Deixe um comentário

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed