Fundamentos

Novidades Sígueme

Eis algumas das publicações que recebemos na Fundamentos das Ediciones Sígueme (e com isto reparei que ainda não tinha apresentado no blog qualquer livro da editora de Salamanca: corrigirei isso nos próximos dias):

Anthony Bloom, «No Temas Pedir Perdón: Arrepentimiento, confesión y reconciliación con Dios», Salamanca 2012, 94 págs. PVP: 10,00 euros

«Uma das coisas que nos costuma custar mais é o enfrentarmo-nos com o nosso passado de uma forma lúcida, sem nos deixarmos dominar pela angústia. Porque, à medida que vamos acumulando experiência, a maioria das vezes em que olhamos para trás nos surpreendemos ao comprovar a enorme cegueira, surdez ou mesquinhez com que actuamos… E é então que se nos revela todo o bem que poderíamos ter feito e todo o mal que poderíamos ter evitado (…) O arrependimento consiste propriamente em tomar consciência da distância que medeia entre o que o Senhor projectou para nós e o que realizamos, entre o que nos foi dado e o que conseguimos – ou não – produzir.»

Elie Wiesel, «A Corazón Abierto», Salamanca 2012, 95 págs. PVP: 14,00 euros

«Pertenço a uma geração que se sentiu frequentemente abandonada por Deus e traída pela Humanidade. Creio, no entanto, que não nos podemos separar quer de um quer do outro. Por isso, acredito no homem apesar dos homens. Acredito na linguagem, apesar de ter sido maltratada, deformada e pervetida pelos inimigos da humanidade. E contigo agarrado às palavras, porque é a nós que corresponde transformá-las em instrumentos mais de compreensão do que desprezo. Temos de escolher se desejamos servir-nos delas para maldizer ou curar, para ferir ou consolar.»

Matta el Meskin, «Tenéis que nacer de lo alto: La nueva creación del hombre», Salamanca 2012, 158 págs. PVP: 15,00 euros

«No diálogo de Jesus com Nicodemos, é colocada a grande questão da vida cristã: é preciso nascer de novo, do alto. No entanto, este nascimento não se deve à determinação ou esforço do indivíduo, mas à decisão misericordiosa e salvífica de Deus-Pai que, por meio do Filho e do Espírito, gera de novo a criatura no baptismo. A Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo aparecem no coração da história humana como o testemunho verdadeiro e luminoso do insuperável amor de Deus pelos seus filhos.»

Dionisio Borobio, «Historia y Teología Comparada de los Sacramentos: El principio de la analogia sacramental», Salamanca 2012, 286 págs. PVP: 18,00 euros

«O itinerário que seguimos contém duas etapas: começaremos com um breve percurso histórico, recordando qual foi a presença e a vigência, a marginalização e o esquecimento deste princípio da analogia e as suas consequências; após este percurso, verificaremos dito princípio no conjunto sacramental e na estrutura e elementos que constituem cada um dos sacramentos».

Richard Swinburne, «Hay un Dios?», Salamanca 2012, 189 págs. PVP: 17,00 euros

«Nas últimas décadas ganhou uma nova luz o debate muito sério entre os filósofos anglo-saxões sobre a existência de Deus. Ao escrever este livro, pretendi oferecer ao grande público uma versão breve da defesa da existência de Deus que desenvolvi mais extensivamente em The Existence of God (1974, segunda edição em 2004). Durante os últimos anos, a opinião geral sobre a existência de Deus foi muito influenciada, como é compreensível, pelas recentes descobertas da ciência moderna sobre os mecanismos de evolução biológica, a evolução do nosso universo a partir do Big Bang (há 13500 milhões de anos) e a possível existência de outros universos.»

Deixe um comentário

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed