No próximo sábado dia 14 a Fundamentos estará no encontro arquidiocesano de catequistas (por isso a livraria estará encerrada). Aproveito e partilho um texto de apresentação do PNLCF, publicado no site imissio.net. Até já!
Poderia ser uma lista de candidatos a uma câmara municipal, mas não: trata-se do Plano Nacional de Leitura para Catequistas da Fundamentos.
Porquê um Plano de Leitura? A par do início de aulas, Setembro também costuma ser marcado, para muitos de nós, pelo início da Catequese. Entre catecismos e guias, calendários pastorais, encontros diocesanos, vicariais e paroquiais, actividades, reuniões, etc.
É certo que muitos de nós (pelo menos os que nos esforçamos por isso) estamos preocupados com a questão da formação: para ser catequista é preciso formar-se, preparar-se, estar à vontade para transmitir os conteúdos às crianças e adolescentes com quem todas as semanas nos encontramos (e responder às suas perguntas claro). O que eu vou reparando é no seguinte: normalmente a formação de catequistas costuma resumir-se a técnicas pedagógicas, a modos de preparar encontros, acolhimento, formação e despedida, e a algum ou outro ponto doutrinal – como falar da Eucaristia, etc. Tudo isto é importante – mas precisa de algo mais.
Com o PNLCF queremos apenas apresentar algumas sugestões de leitura (neste momento são apenas nove: pode ser que com a adesão fortíssima que o Plano terá ele possa crescer). Não são livros com actividades, esquemas, jogos para encontros ou imagens para apresentar; nem são livros de perguntas e respostas; nem, muito menos, livros com frases feitas e receitas acabadas sobre como ser catequista (que, repito, são todos muito úteis! Mas… e os livros inúteis?).
São apenas livros que, até por estarem bem escritos, nos ajudam a fazer um caminho na descoberta do rosto de Deus e a renovar as imagens que vamos formando. (E se alguém pensar que já terminou o seu caminho e nada mais tem de novo a descobrir…)
Fernando Ventura, José T. Mendonça, António Couto ou Vasco P. Magalhães são alguns dos autores que escolhemos; desde o Pai-Nosso ao Ser Solidário, passando por cartoons do Abbá, o Crer e o Não-Crer, um caminho pelas dimensões fundamentais do Ser Cristão (olha, este também é o título de um dos livros!). As sugestões, claro, são muito subjectivas – mas são também frutos de ecos e reacções positivas que na nossa livraria (e por esse mundo fora) temos recebido.
E se, além da preparação da próxima catequese, do próximo encontro com pais, dos blogs que procuramos com textos, das imagens que procuramos na net para os powerpoints, dos livros de cânticos, das citações no facebook e no twitter… e se, repito, tivermos também um livro na mesinha de cabeceira para fazermos o nosso próprio caminho pessoal? «Mas para poder utilizar na catequese? Para retirar citações?» Não, não! Apenas para ler…
Aqui fica o PNLCF. Boas leituras!
http://www.fundamentos.pt/category/pnlcf/
Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed