
Comentário ao Pai-Nosso
S. Tomás de Aquino. Ed. Lótus do Saber, Rio de Janeiro 2010, 135 págs. PVP: 14,50 euros
«Como diz São João Damasceno, a oração consiste em “pedir a Deus o que é conveniente”. Eis porque, muitas vezes, a oração não é ouvida: porque se pedem coisas que não convêm; “pedis e não recebeis, diz São Tiago, porque pedis mal”. Saber, porém, o que se deve pedir é dificílimo, porque é dificílimo conhecer o que devemos desejar … como ensina Santo Agostinho: “se orarmos correta e adequadamente, sejam quais forem as palavras que usemos, nenhuma coisa se pede além do que está proposto no Pai-nosso»
«… pois é “Deus que sacia de bens teus desejos”. Notemos que só Nele se encontra tudo o que queremos, e de modo muito mais excelente e perfeito que qualquer bem deste mundo. Procuras os prazeres? Em Deus está a suma deleitação. Procuras as riquezas? Em Deus está a absoluta opulência da qual procedem todas as riquezas e, de modo semelhante, todos os outros bens.»
Encomendar
Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed