Fundamentos

A. Valdés, Que sabemos da Bíblia?

5602327185030

Que Sabemos da Bíblia? Vol. I-V

Ariel A. Valdés, Paulus 1998. PVP: 5 euros/volume

Ariel A. Valdés é presbítero argentino: formado em Ciências Bíblicas em Jerusalém e professor de Teologia Bíblica na Argentina, tem um grande conjunto de publicações na área da divulgação bíblica, procurando sobretudo responder, de maneira simples e acessível, a perguntas que lhe chegam dos leitores da Bíblia (Que são os Evangelhos Apócrifos, o que diz a Bíblia sobre a re-encarnação, porque há duas versões diferentes do Pai-Nosso em Mateus e m Lucas, etc.). Nesta colecção de cinco volumes publicada pela Paulus, estão disponíveis algumas respostas a estas perguntas.

“Sabia que S. José era viúvo e tinha vários filhos? Sabia que a Virgem Maria, durante a sua infância, não tocava no chão ao caminhar? Sabia que o Menino Jesus fazia milagres para ocultar as suas travessuras?” Assim começava a publicidade a um famoso livro, chamado ‘A Vida Secreta de Jesus’. Donde teria o autor retirado estes dados? Não os tinha inventado; recolhera-os, simplesmente, num grupo de livros muito antigos, chamados ‘evangelhos apócrifos’.

O que são estes evangelhos? Geralmente a palavra ‘apócrifo’ tem o sentido de ‘inverídico, falso, adulterado’. Mas, na realidade, vem do verbo grego apocrypto, que significa ‘esconder, ocultar’, e era utilizada pelos antigos cristãos em referência aos evangelhos que não foram incluídos na Bíblia, quer dizer, que, por não serem considerados inspirados por Deus, não fazem parte do Novo Testamento.

E como nasceram estes evangelhos? Primeiro foram escritos os evangelhos chamados oficiais, ou ‘canónicos’ (de Mateus, Marcos, Lucas e João). Mas estes tinham demasiadas lacunas sobre a vida de Jesus, e a curiosidade popular ansiava por conhecer mais detalhes sobre o Senhor, a Virgem Maria, os Apóstolos e outras personagens do Novo Testamento. Então, para obviar aos silêncios dos Evangelhos, e preenchê-los com os dados em falta, foram compostos outros escritos.”

Deixe um comentário

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed