Entre outras publicações, duas novidades que nos acabam de chegar da Paulus Editora:
Transcrevo o prefácio, ou Átrio, pelo autor: «Três textos, três tempos de graça, três testemunhos, três andamentos compõem este livro que agora vem à luz da lâmpada dos olhos e do coração. Como um passarinho que, com o tempo, vem de manhãzinha poisar na beirada da janela e comer à minha mão, não fosse o meu país o lugar onde os pássaros comem à mesa dos meninos.
Três textos iguais e diferentes. O primeiro, intitulado ‘O Evangelho, Jesus, Paulo, Xavier e Eu’, vê-se bem que é como um espelho onde quotidianamente me revejo e me deixo atravessar por algumas pérolas bíblicas adquiridas também por figuras incontornáveis do Cristianismo. O segundo, intitulado ‘Vejo um ramo de amendoeira’, é como uma profissão de fé, uma maneira de ver, de viver, um lema gravado a fogo na alma de Jeremias e na minha. O terceiro, intitulado ‘Daqui, desta planura: leitura do tempo em que vamos’, constitui uma travessia pensada e prensada deste tempo que Deus me deu. Salta à vista que o texto aparece articulado em treze pontos. Não se trata de sorte nem de azar. Bem pelo contrário. É para lembrar o amor patente nos treze atributos de Deus, que o judaísmo encontra e enumera em Ex 34,6-7. Todos os textos vão em prosa e poesia, como eu gosto de escrever, de dizer e de me dizer.»
Da Apresentação, pelos organizadores desta publicação (Darlei Zanon e José Carlos Nunes): «Com esta intenção – de analisar o Concílio sobre múltiplos olhares – convidámos uma série de cristãos (leigos, consagrados, padres, bispos e cardeais) a escrever sobre o Concílio ou um dos seus documentos específicos. A dar um testemunho sobre o que representou o Vaticano II, o que ele mudou na vida da Igreja, do mundo e sobretudo na vida pessoal de cada convidado. Um olhar sobre o passado, o presente e o futuro da Igreja e da Sociedade, a partir das mudanças introduzidas pelo Concílio e os seus diversos documentos (…) A fim de apresentar o antes, durante e depois do Concílio, reunimos testemunhos inéditos, mas também seleccionámos alguns textos históricos de grandes personagens que viveram e fizeram o Concílio.»
Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed