Gosto quando é publicado um livro,mesmo que pequeno, sobre Jesus: é como que regressar ao fundamento, ao centro de uma experiência cristã…o mais recente é de Carlo M. Martini, pela Paulus: aqui fica um excerto.
Carlo Maria Martini
ed. Paulus | Lisboa 2013 | 64 págs. | PVP: 6,00 euros
Escreve o autor na Introdução:
«Como começar? Como começar a falar de Jesus? Disse cá para comigo: não se pode falar de Jesus sem partir das perguntas que nós nos pomos, e que tu também te pões…
O que significa para mim ser uma pessoa? Como vivo as relações com os outros? Porque devo respeitar os direitos dos outros? O que faz crescer a minha pessoa e os outros à minha volta? Como supero os conflitos entre o meu interesse pessoal e o bem de todos? Que relação existe entre as minhas convicções e as opiniões disseminadas em volta de mim?
O desejo de comunicar, de amar e de ser amado, que me leva a voltar-me para os outros, está plenamente realizado na família, com os amigos, ou situa-se para além das experiências humanas e orienta-me para um mistério, do qual a minha pessoa recebe a sua verdadeira dignidade?
E quem me ensinou estas coisas? Quem me deu o sentido da minha dignidade interior e da dignidade de qualquer pessoa? Quem sustém cada dia a minha fragilidade, quem renova em mim a decisão de combater sempre e apesar de tudo pelo homem, de pôr os últimos no primeiro lugar e de dar voz a quem não tem voz?»
O livro é formado por um conjunto de 22 reflexões do Bispo que, parece-me, um dia deixou de lado uma certa «política eclesiástica» para regressar à sua paixão original: o estudo e divulgação bíblicos, aliados a uma experiência pastoral de encontro às perguntas essenciais das pessoas.
Um livro para ler e em seguida oferecer a alguém.
Obras de Carlo M. Martini | Edições Paulus
Encomende-nos com portes gratuitos: veja como aqui
Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed