Fundamentos

Obra Seleta de José A. Mourão

Obra Seleta

José Augusto Mourão | INCM | 1592 págs.

 

José Augusto Mourão representa um nome maior do contexto cultural português do século XX. Frade dominicano, professor universitário na área da literatura e semiótica, tradutor e poeta, Mourão permanece um desconhecido para uma parte significativa das comunidades cristãs, apesar de a sua obra constituir um marco único e original. Tal discreta presença do dominicano (falecido em 2011) recebe agora uma nova luz com a publicação, por parte da Imprensa Nacional, de uma monumental coletânea dos seus escritos, entre artigos já publicados e textos inéditos.

O leitor encontrará nesta obra uma linguagem pluridimensional, marcada por uma profunda capacidade intelectual e pelo desejo constante de se re-situar nas fronteiras do novo. Neste sentido, Mourão assumiu a sua vida e trabalho nas margens da experiência crente, em busca de uma recriação da linguagem religiosa.

É aqui que a sua poesia e as suas homilias – surgidas em contexto litúrgico, como expressão da vivência espiritual das comunidades por onde passou – possuem uma riqueza extraordinária. Mas é sobretudo através de artigos e textos académicos que esta obra se compõe, conduzindo o leitor para âmbitos tão diversos como a literatura, as novas formas de comunicação digital, a estética e a arte, a exploração das formas de vivência da fé e a história da vida religiosa.

Na obra de Mourão encontramos uma experiência crente norteada pela reflexão, pelo exercício intelectual, pela abertura ao novo, pela recusa na mera repetição das mesmas fórmulas rituais e teológicas da realidade cristã. Uma obra dedicada a perscrutar o humano, as faces e traços, complexos e diversos, da vida e da história das mulheres e homens do nosso tempo. Uma obra que pertence, por direito, ao património cultural português, e que se encontra agora acessível ao leitor que o deseje.

(Mensageiro de Santo António, 11/2017)

Deixe uma resposta

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed