Fundamentos

António Couto, Introdução ao Evangelho segundo Mateus

«Esta Introdução pode ser útil para quem quiser, de forma sucinta, ter um guia que ajude a compreender o Evangelho segundo Mateus»: acaba de chegar à Fundamentos.

805_0_20140204090651_img_m

Introdução ao Evangelho segundo Mateus

António Couto. Paulus 2014, 112 págs. PVP: 9,00 euros

«Eis a prometida Introdução ao Evangelho segundo Mateus, concebida para formar um díptico com Quando Ele nos abre as Escrituras Domingo após Domingo. Uma Leitura bíblica do Lecionário (Ano A), já publicada pela Paulus editora. Esta Introdução pode ser útil para quem quiser, de forma sucinta, ter um guia que ajude a compreender o Evangelho segundo Mateus. Mas pode ser também útil para ajudar a situar os textos deste Evangelho que vão ser objeto de escuta qualificada ao longo do Ano Litúrgico A.

Além de fornecer as chaves fundamentais que ajudam a uma melhor compreensão do Evangelho segundo Mateus, esta Introdução também apresenta, no seu contexto, muitos textos, o que pode facilitar o estudo e a leitura. O texto do Evangelho é, como se sabe, sempre a filigrana ou a pedra preciosa que há que encontrar. As palavras desta breve Introdução querem prestar apenas o humilde serviço de ajudar o leitor a encontrar a filigrana ou o tesouro, que é Jesus Cristo, Ele mesmo o Evangelho e o Evangelizador.

Esta obra é composta por duas partes: um «Pórtico de Entrada», que apresenta os aspectos fundamentais a ter em conta para entrar neste Evangelho, a que se segue a oferta de uma «Leitura Temática», em que são estudados os principais discursos em que habitualmente aparece organizado o Evangelho segundo Mateus. Nesta Leitura Temática, partimos do centro para a periferia. Quer isto dizer que começamos por apresentar o Discurso das Parábolas, seguindo-se o Discurso Eclesial e o Discurso Missionário, vindo depois o Discurso programático da Montanha e o Discurso Escatológico, para finalmente encararmos o Relato da Infância e da Paixão e o Anúncio da Ressurreição.

Desejo ao leitor uma leitura saborosa e proveitosa.» (da Apresentação, pelo Autor)

 

Encomendar

 

Deixe uma resposta

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed