Fundamentos

Elogio da Palavra

Elogio da Palavra

Lamberto Maffei | Ed. Edições 70 | 160 págs.

Depois do Elogio da Lentidão, as Edições 70 apresentam-nos o Elogio da Palavra, de Lamberto Maffei. O autor, médico e cientista italiano, leva-nos a uma viagem fascinante ao mundo do cérebro, neste caso, aos centros de linguagem da palavra, aliando a neurociência à reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade contemporânea. Maffei explica-nos que a bioquímica e a biofísica dos circuitos nervosos é semelhante nos diferentes animais, de tal forma que, se não soubermos a proveniência de descargas de impulsos nervosos de neurónios, dificilmente distinguiremos entre descargas humanas e de ratos. Por isso crê que “a linguagem é um verdadeiro milagre, uma epifania revolucionária que caracteriza o funcionamento cerebral do homem”.

E o que fazemos com essa “epifania revolucionária” quando há uma predominância da comunicação digital minimalista? E as mudanças funcionais do cérebro, que parecem estar já a acontecer na era dos smartphonistas, serão uma vantagem ou um efeito secundário desagradável? Qual seria a experiência estética de um quadro, de uma fotografia “incapaz de desencadear o milagre da palavra nos centros da linguagem e se tornar narrativa”? Como distingue o autor o ver e o olhar? Como se relacionam a cultura e o cérebro? Quais são as causas e as consequências nas relações sociais e familiares da “fuga em relação à palavra e a conversação”?

Por vezes irónico e com notas satíricas, mas sempre com uma linguagem simples e acessível, Lamberto Maffei deixa-nos uma advertência: “o ver está a ser ultrapassado pelo olhar, o pensar pelo crer, o conhecer pela sensação, o cérebro do conhecimento pelo cérebro motor”.

Adelaide Miranda | Mensageiro de Santo António | junho 2019

Deixe uma resposta

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed