Fundamentos

José A. Pagola, «Jesus e o Dinheiro»

833_0_20140404110205_img_m

Jesus e o Dinheiro: Uma leitura profética da crise

José A. Pagola. Paulus 2014, 88 págs. PVP: 7,50 euros

«A história da humanidade encontra-se neste momento apanhada por um sistema económico-financeiro basicamente criado pelo capitalismo neoliberal. Este sistema conseguiu impor a sua ditadura praticamente em todo o mundo, condicionando decisivamente o futuro da comunidade humana.

Alimentado pelo desejo insaciável de riqueza, este sistema perverteu a economia, já que o que procura não é a produção de bens e serviços necessários para a comunidade humana, mas a acumulação de riqueza nas mãos das minorias mais poderosas do planeta. Este sistema tem uma lógica própria:

separa a economia do bem comum da sociedade; não suporta nenhum controlo ou regulação que queira limitar a sua voracidade; promove a competitividade implacável, anulando as possibilidades de uma cooperação cada vez mais necessária; torna impossível estabelecer as bases políticas e éticas de qualquer projeto de governação mundial.

Esta crise está a impor-se no seio de outras duas crises mais graves, criadas, em boa parte, pelo mesmo sistema. Dois terços da humanidade afundam-se na miséria, na destruição e na fome em países cada vez mais excluídos do poder económico, científico e tecnológico. Por outro lado, o sistema de produção e consumo ilimitado não é sustentável numa Terra pequena e com recursos limitados: a degradação crescente do equilíbrio ecológico está a levar-nos para um futuro cada vez mais incerto da biosfera e do destino do ser humano. Por isso, a crise atual não é apenas uma crise económico-financeira. É uma crise de humanidade.»

Índice

1. Apanhados por uma crise global | 2. Degradação sociopolítica da crise | 3. O impacto profético de Jesus | 4. É possível uma alternativa | 5. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro | 6. Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso | 7. Os últimos serão os primeiros | 8. Seguir Jesus em tempos de crise | 9. Manter viva a esperança de Jesus no meio da crise | 10. Jesus Cristo, nossa esperança

Encomendar: http://www.fundamentos.pt/encomendas/

Deixe uma resposta

@wpshower

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed