Fundamentos

Teoria da Fronteira

Teoria da Fronteira

José Tolentino Mendonça | Assírio&Alvim | 80 páginas

 

As teorias existem para conceptualizar, delimitar espaços, ideias e parâmetros, tornando-os numa linguagem própria, com significado. Na Teoria da Fronteira de José Tolentino Mendonça entrecruzam-se fronteiras da vivência humana versificados num espaço e tempo próprios. Encontramos pela mão do poeta Lisboa, Veneza ou Bogotá, mas também a compaixão, o silêncio, a solidão como “música minúscula” ou ainda a vida pobre que “temos apenas de dar/o que não temos”. O dia e a noite encontram expressão na “oração de louvor da manhã de Adélia Prado” em que as árvores, fronteiras entre a terra e o céu, assumem o protagonismo.

O poeta leva-nos a sucessivos esboços geográficos do corpo onde há cicatrizes que se pisam, mas também onde há encontro com o outro, com a natureza envolvente no vento que ainda que interrogue não é capaz de interromper o sorriso dos frequentadores do parque na Primavera. Há também lugar ao corpo que se interroga, que se procura e que procura a realidade para além daquilo que vê. Esta busca fá-la não o que “julga ter atravessado os espaços”, mas aquele que “prende na boca/o silêncio e mergulha com ele/até ao fundo”. Tudo o mais, diz-nos, é vaidade, o vazio.

Tolentino Mendonça sugere-nos – neste seu novo livro de poesia – o corpo como uma tenda nómada para na fronteira lançar a dúvida: “nunca saberemos se o corpo é a tenda/ou o nómada que numa despedida/em aceno a abandona”, mas apenas ao qual, ainda as que as malhas da rede não o amparem ao cair, a “esperança pertence”. Teoria da Fronteira é um elencar das experiências de fronteira que percorrem a nossa vida. Percebemos, assim, que a experiência da fé se situa, frequentemente, não no centro da nossa vida, mas nas suas fronteiras e margens. Mergulhar nesta obra conduzirá o leitor a exprimir, com palavras escolhidas, os passos e passagens da sua busca espiritual.

Adelaide Miranda

 

 

Deixe uma resposta

Feeds

Susbscribe to our awesome Blog Feed or Comments Feed